Queremos salientar o sadio intercâmbio com os Pais na festa de Natal, realçando aqui a realização dos cenários feitos pela mãe da Gabriela e na expressão musical pela mãe do Gabriel. Para que ninguém esqueça que a participação dos pais na formação dos seus educandos é fundamental, assistimos a uma peça de teatro representada pelas mães “O Zéquinha”, que foi muito animada. No final pedimos a colaboração dos presentes para cantarem connosco a canção: “A TODOS UM BOM NATAL”. Após este nosso espectáculo, o momento tão esperado pelos meninos deste jardim chegou: a entrega dos presentes pelo Pai natal! - Gostaríamos de agradecer às Mães por toda a colaboração e disponibilidade que têm prestado até agora nas actividades do Jardim, enriquecendo-as. - Gostaríamos de agradecer à Junta de Freguesia e ao Senhor Padre por terem estado presente e disponível para colaborar nestas actividades. E para terminar, haverá o almoço partilhado na cantina pois nada melhor que terminar à mesa…...
quinta-feira, 23 de dezembro de 2010
Festa de Natal dos Vilarinhos
segunda-feira, 20 de dezembro de 2010
sábado, 18 de dezembro de 2010
Ida ao cinema em Braga
No dia 14 deste mês fomos juntamente com os Jardins de Infância de Oriz, Ponte S. Vicente e Valbom ao cinema ver o filme "Shrek para sempre". Foi muito lindo.
Subimos pelas escadas rolantes, ai que risota, e fomos ter ao cinema.
Era tantas coisas para ver, tantos meninos, uma sala grande e escura, mas não tivemos medo. Nem choramos! No final ofereceram um balão.
Foi muito bonito. Foi uma experiência nova para nós todos.
quarta-feira, 8 de dezembro de 2010
segunda-feira, 6 de dezembro de 2010
PRESÉPIO no JARDIM de INFÂNCIA
terça-feira, 30 de novembro de 2010
CANÇÕES " O Abecedário"
segunda-feira, 29 de novembro de 2010
" HORA DA HISTÓRIA"
terça-feira, 23 de novembro de 2010
TEATRO: O Melro e a Pomba Amarela
No inicio a actriz Isabel representou a história e no final nós batemos muitas palmas.
Depois, alguns meninos foram também representar a história e fizeram muito bem.
Contava a história que andava um Melro a voar livremente numa cidade, quando escutou uma voz que não conhecia.......
Muito intrigado, procurou por todo o lado, até que viu o sol que lhe sussurrou: será uma pomba?
O melro voou até ao peitoril da janela de uma casa e escutou "aquela voz tão bela" e logo se apaixonou.
Mas a pomba vivia numa gaiola fechada! Então o melro depois de muito passar, encontrou a chave da gaiola para libertar a pomba e juntos voaram enamorados em liberdade.
quarta-feira, 17 de novembro de 2010
S. MARTINHO
domingo, 14 de novembro de 2010
S. MARTINHO - 2010
quinta-feira, 11 de novembro de 2010
sábado, 6 de novembro de 2010
Cientistas de palmo e meio!
quarta-feira, 3 de novembro de 2010
PRESENTE!...
Estavam as crianças a trabalharem nas áreas de trabalho que escolheram, quando observei este desenho no quadro preto, onde em cima colocamos diariamente a data para os meninos maiores.
Perguntei: Que trabalho tão bonito, és tu ?
Resposta: Não, "é tu e aqui são as bochechas, apontando, são azuis ". Respondeu a menina de três anos!?!
*** Desenhar constitui, para a criança, uma atividade integradora, que coloca em jogo as inter-relações do ver, do pensar, do fazer e dá unidade aos domínios perceptivo, cognitivo, afetivo e motor. "A criança desenha, entre outras tantas coisas, para se divertir. Um jogo que não exige companheiros, onde a criança é dona de suas próprias regras (…)” (DERDYK, 1989, p. 50).
sábado, 30 de outubro de 2010
quinta-feira, 28 de outubro de 2010
FAZ- DE -CONTA...
“Brincando, a criança desenvolve potencialidades; ela compara, analisa, nomeia, mede, associa, calcula, classifica, compõe, conceitua, cria, deduz etc…” (Dra. Sandra Kraft do Nascimento)É uma atividade psicológica de grande complexidade, é uma atividade lúdica que desencadeia o uso da imaginação criadora pela impossibilidade de satisfação imediata de desejos por parte da criança.Essa atividade enriquece a identidade da criança, porque ela experimenta outra forma de ser e de pensar; amplia suas concepções sobre as coisas e as pessoas, porque a faz desempenhar vários papéis sociais ao representar diferentes personagens. Quando brinca, a criança elabora hipóteses para a resolução de seus problemas e toma atitudes além do comportamento habitual de sua idade, pois busca alternativas para transformar a realidade. Os seus sonhos e desejos, na brincadeira podem ser realizados facilmente, quantas vezes o desejar, criando e recriando as situações que ajudam a satisfazer alguma necessidade presente em seu interior(…) Essas representações que de início podem ser “simples”, de acordo com a idade da criança, darão lugar à um faz de conta mais elaborado, que além de ajudá-la a compreender situações conflitantes ajuda a entender e assimilar os papéis sociais que fazem parte de nossa cultura ( o que é ser pai, mãe, filho, professor, médico, … ). Através desta imitação representativa a criança vai também aprendendo a lidar com regras e normas sociais.
![]()
******++++++++++****************************************************************+************
* Faz de conta
- Faz de conta que sou abelha. --
- Eu serei a flor mais bela--- Faz de conta que sou cardo.-- - Eu serei somente orvalho.----- Faz de conta que sou potro. ---- Eu serei sombra em Agosto.-- Faz de conta que sou choupo.--- Eu serei pássaro louco,-pássaro voando e voando-sobre ti vezes sem conta. -Faz de conta, faz de conta.-Eugénio de Andrade
sábado, 23 de outubro de 2010
PEQUENOS CIENTISTAS
terça-feira, 19 de outubro de 2010
DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO
quinta-feira, 14 de outubro de 2010
CARTAZ do OUTONO
Trabalho elaborado gentilmente pela mãe da Gabriela, a Sª Manuela Gonçalves.
sexta-feira, 8 de outubro de 2010
Organização do ambiente educativo
- O contexto institucional de educação pré-escolar deve organizar-se como um ambiente facilitador do desenvolvimento e da aprendizagem das crianças. (...) Esta organização diz respeito às condições de interacção entre os diferentes intervenientes - entre crianças, entre crianças e adultos e entre adultos - e à gestão de recursos humanos e materiais. (...) Por todas estas razões se considera que a organização do ambiente educativo constitui o suporte do trabalho curricular do educador». ME (1997): Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Lisboa: ME/DEB
- As situações que surgem no dia-a-dia do jardim permitem-nos ir sensibilizando para algumas regras de funcionamento e de convivência: a arrumação dos materiais; saber escutar os outros; esperar pela vez; momentos de higiene... Inicialmente só gerimos as situações e tentamos, em grupo, conversar sobre elas. Seguidamente passamos ao registo.
- Também iniciámos a organização dos materiais das crianças: dossiês dos trabalhos, copos individuais com lápis de cor, canetas de feltro, tesoura e cola, escolha do cabide... À semelhança do ano lectivo anterior, a identificação faz-se com a fotografia e o nome impresso pois cinco crianças têm apenas três anos. - Esta é a fase em que construímos alguns dos nossos instrumentos de organização e de funcionamento (quadro de presenças, quadro de aniversário, quadro do tempo, calendário mensal, quadro de regras...). Estes instrumentos revestem-se de particular importância por facilitarem a organização, a tomada de consciência de pertença a um grupo e a atenção e respeito pelo outro.- Também identificámos as áreas da sala e estabelecemos «quantos podem estar», ao mesmo tempo, em cada um delas.
segunda-feira, 4 de outubro de 2010
Espaço Exterior
quinta-feira, 30 de setembro de 2010
quarta-feira, 22 de setembro de 2010
CÁ ESTAMOS NOVAMENTE!
Joga à bola, menino!
Dá pontapés certeiros
Na empanturrada imagem
deste mundo.
Traça no firmamento
Órbitas arbitrárias
Onde os astros fingidos
Percam a majestade.
Brinca, na eterna idade
Que eu já tive
E perdi,
Quando, por imprudência
Saltei o risco branco da inocência
E cresci.
Miguel Torga, Diário VII
sábado, 14 de agosto de 2010
quarta-feira, 30 de junho de 2010
Visita de Final de Ano
quinta-feira, 17 de junho de 2010
Articulação EB1/Jardim de Infância
sexta-feira, 11 de junho de 2010
terça-feira, 8 de junho de 2010
quinta-feira, 3 de junho de 2010
Uma Ponte para o Futuro
-
Na sala de informática ficamos entusiasmados com o quadro interactivo.
Na sala de ciências ciências os alunos da escola fizeram uma representação de um vulcão activo. De seguida, explicaram a actividade dos vulcões através de experiências.
Através dos pulmões de um cordeiro percebemos como funcionam os nossos pulmões. Este menino encheu-os de ar, aumentando assim o seu volume.
Presépio do Jardim de Infância
Que o espírito de Natal desperte em si a emoção de viver. Não permita que o Natal seja apenas a ilusão de uma noite. Espalhe durante toda a sua vida a luz da solidariedade.