“Brincando, a criança desenvolve potencialidades; ela compara, analisa, nomeia, mede, associa, calcula, classifica, compõe, conceitua, cria, deduz etc…” (Dra. Sandra Kraft do Nascimento) É uma atividade psicológica de grande complexidade, é uma atividade lúdica que desencadeia o uso da imaginação criadora pela impossibilidade de satisfação imediata de desejos por parte da criança.Essa atividade enriquece a identidade da criança, porque ela experimenta outra forma de ser e de pensar; amplia suas concepções sobre as coisas e as pessoas, porque a faz desempenhar vários papéis sociais ao representar diferentes personagens. Quando brinca, a criança elabora hipóteses para a resolução de seus problemas e toma atitudes além do comportamento habitual de sua idade, pois busca alternativas para transformar a realidade. Os seus sonhos e desejos, na brincadeira podem ser realizados facilmente, quantas vezes o desejar, criando e recriando as situações que ajudam a satisfazer alguma necessidade presente em seu interior(…) Essas representações que de início podem ser “simples”, de acordo com a idade da criança, darão lugar à um faz de conta mais elaborado, que além de ajudá-la a compreender situações conflitantes ajuda a entender e assimilar os papéis sociais que fazem parte de nossa cultura ( o que é ser pai, mãe, filho, professor, médico, … ). Através desta imitação representativa a criança vai também aprendendo a lidar com regras e normas sociais.
******++++++++++****************************************************************+************
* Faz de conta
- Faz de conta que sou abelha. --
- Eu serei a flor mais bela--- Faz de conta que sou cardo.-- - Eu serei somente orvalho.----- Faz de conta que sou potro. ---- Eu serei sombra em Agosto.-- Faz de conta que sou choupo.--- Eu serei pássaro louco,-pássaro voando e voando-sobre ti vezes sem conta. -Faz de conta, faz de conta.-Eugénio de Andrade
Sem comentários:
Enviar um comentário