quarta-feira, 23 de novembro de 2011

PARTICIPAÇÃO DA FAMILIA NO JARDIM DE INFANCIA

Ler para as crianças é muito importante para o seu desenvolvimento. A leitura estimula a inteligencia e dá prazer.

A avó da Mariana veio ao Jardim de Infância para contar uma história " A Carochinha e o João Ratão"seguida de uma canção para descontrair os meninos mais pequeninos...

Também temos a participação da familia através da "Leitura vai e vem" na qual a criança leva para casa uma história no fim de semana para ser contada em familia e na segunda feira a criança reconta-a ao grupo.

As crianças gostam de contar a história aos amigos e...

...os amigos gostam de ouvir a história, ver as imagens e fazem perguntas.

As crianças que ouvem "ler" em Voz Alta e conversam sobre os livros:

-Gostam de aprender

-Interessam-se pela escola

-Aprendem a ler mais depressa.

- Desenvolvem-se melhor.

- Tornam-se geralmente bons alunos.

In LER+; Ministério da Educação

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

SEMENTEIRAS

  • Depois das sementeiras que fizemos na sala e lá fora, muita curiosidade tem acontecido à volta do tema. A observação quase diária da evolução das plantas e o registo gráfico e escrito. Observámos que na sala, as sementes não germinaram todas ao mesmo tempo mesmo quando eram iguais. Conseguimos ver germinar primeiro as sementes que estiveram no recipiente com água, os tremoços e que as nabiças que estavam no recipiente com terra demoraram mais tempo a "aparecer".
  • Os tremoços que depois de germinados pusemos na terra estão agora muito "maiores" e "têm folhas maiores"! Também aprendemos nas observações que as plantas que semeámos têm raiz, caule e folhas (para já!).
Vejamos agora os registos de algumas crianças acerca do crescimento dos tremoços.
Agora já estamos a preparar a terra cá fora para a nossa horta biológica com muita variedade de plantas. Depois mostrámos mais!

terça-feira, 15 de novembro de 2011

MAGUSTO NO JARDIM de INFÂNCIA

No dia onze de Novembro, preparámo-nos para a festa! As mães e avós a chegarem e a choviscar. Mas não foram os choviscos que nos impediram de fazermos a tradicional fogueira de S.Martinho até pelo que a lenda nos diz... As crianças todas contentes brincaram no coberto a verem a fogueira, comeram as castanhas, saltaram e por fim o almoço com alguns dos familiares. Que bom convívio e tantos docinhos que as mães trouxeram!!!... Para os que estavam doentes, rápidas melhoras.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

S. MARTINHO

Como manda a tradição, em Novembro festeja-se o S. Martinho. Para as crianças entenderem melhor a sua lenda, fizemos o teatro de fantoches com imagens de teatro de sombras chinesas. As crianças gostaram de experimentar contudo teremos de fazer mais teatrinhos!... -------------------------------------------

Este, como as imagens são iguais, não resistimos e postamos este slide que encontramos no blogue amigo,o Bloguefólio.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

COMPOSTAGEM

Num dia soalheiro de Outono, resolvemos fazer compostagem no Jardim de Infância de forma a
reciclar as folhas e paus do espaço circundante do recreio e dos restos do refeitório.
Através da compostagem, estes resíduos (folhas, restos do refeitório,cascas da fruta do lanche)
são transformados num composto, que será reutilizado no Jardim de Infância como fertilizante
natural que não polui o solo com produtos quimicos.
Posteriormente, este adubo natural servirá para que as plantas da nossa horta biológica e o
jardim cresçam saudáveis e viçosas.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

TEATRO VEIO AO JARDIM DE INFANCIA DE VILARINHO

Hoje assistimos no nosso Jardim de Infancia a uma peça de teatro " Heróis Pequeninos". Era apresentada pelo teatro Faunas que muito nos alegrou bem como a presença dos nossos amigos novos do JI de Atães.

Resumo da História: Era uma vez uma casa onde moravam cinco animais. Um dia, foi para lá viver o Senhor Desperdício Bota-Fora, um homem feio que costumava dizer: “Apetece-me deitar abaixo esta árvore!”; “Apetece-me tomar um banho de imersão!”; “Apetece-me deixar a luz acesa!”; “Apetece-me deitar o lixo fora todo junto!”; “Apetece-me despejar o tubo das águas sujas da minha casa no ribeiro!”. Os cinco animais que lá moravam, vendo a sua casa bonita ameaçada, puseram-se logo em acção. O pássaro defendeu a árvore, a aranha fez uma teia na banheira para que o senhor fosse tomar banho no chuveiro, a mosca azucrinou a cabeça do senhor para que ele não saísse sem desligar a luz, o sapo arrumou o lixo nos vários compartimentos da sua casa asseada e o sapo fez do chapéu do senhor um filtro para limpar as águas sujas e despoluir o ribeiro. Assim, a casa grande continuou bonita, por causa dos feitos heróicos desses animais pequeninos.

E com esta história falamos no nosso planeta Terra, o planeta azul que todos devemos cuidar. Todos soubemos que não se devem cortar as árvores porque nos dão o oxigénio (Simão), não devemos deitar lixo e agua suja para o rio senão os peixes morrem (Igor), devemos reciclar e separar os lixos (Gabriel), poupar água e tomar banho de chuveiro bem como poupar a luz. Mas que meninos conscientes e amigos do Ambiente.! Estamos no bom caminho...

terça-feira, 1 de novembro de 2011

DIA DAS BRUXAS

Dia de enfrentar os medos e os receios! Foi assim o Dia das Bruxas para nós... uns com medo, outros sem medo, outros assim assim!.... ....Começamos logo pela manhã, por acender a nossa abóbora,trazida de casa pelo Gonçalo, também baixamos as persianas para ela ficar iluminada e assustadora... Que lindas bruchinhas!...... . E foi assim com todo o grupo. Bem...., pensava o Diogo "eu cá não gosto muito destas coisas diferentes...".
Halloween pelo mundo
A festa de Halloween, na verdade, equivale ao Dia de Todos os Santos e o Dia de Finados, como foi absorvido pela Igreja Católica para apagar os vínculos pagãos, origem da festa. Os países de origem hispânica comemoram o Dia dos Mortos e não o Halloween. O Halloween festeja-se nos Estados Unidos. No Oriente, a tradição é ligada às crenças populares de cada país.
Em Portugal, comemora-se o Dia de Todos os Santos no dia 1 de novembro e Finados no dia seguinte. As pessoas usam as datas para relembrar os mortos, decorando túmulos e lápides de pessoas que já faleceram.

Presépio do Jardim de Infância

Presépio do Jardim de Infância
Que o espírito de Natal desperte em si a emoção de viver. Não permita que o Natal seja apenas a ilusão de uma noite. Espalhe durante toda a sua vida a luz da solidariedade.