Estimular o raciocínio da criança, de forma lúdica partindo das vivências e linguagens da criança para a produção escrita, parece ser o caminho certo para que a emergência da literacia no Jardim de Infância aconteça de forma natural e gradual.
- Na quarta feira a Rita, irmã do Simão veio ao nosso Jardim porque não teve escola.Como era a hora da história a educadora propôs-lhe contar ela a história aos meninos. Foi uma alegria para o Simão.
Depois da leitura e observação de imagens partimos para a exploração e registo da história.
...E quando a criança sente que as suas palavras são valorizadas, escritas e até lidas, ela vai relacionar o que se diz com o que se escreve.
Também com prospetos publicitários que levamos para o Jardim, perguntámos se sabiam ler o que lá estava escrito. Logo identificaram as palavras mais conhecidas. Na plástica recortou-se, dividiram-se em pares e colaram-se. Por fim foi proposto as crianças descobrir e unir o par correspondente.
Sem comentários:
Enviar um comentário