quinta-feira, 31 de maio de 2012

EXCELENTE NOTÍCIA!

1º PREMIO DO CONCURSO " ESCOLA + VERDE" Foto de entrega do premio para a posteridade!....

Depois de tanto empenho e "arte" ao longo do nosso projeto da horta biológica, fomos hoje presenteados com o 1º prémio do concurso Escola + Verde promovido pela Câmara Municipal de Vila Verde. Foi com muita satisfação que recebemos este certificado pelas mãos da Sª Vereadora Dra. Júlia Fernandes, na presença da Dra. Sílvia, da Dra. Fátima, do Engº Adelino, do director-adjunto do agrupamento do Pico Dr. Armando e do presidente da junta de freguesia de Vilarinho. O prémio será uma visita ao parque biológico de Gaia. Agradecemos a todos a presença, e enviamos um bem-haja para todas as crianças e para todos os que colaboraram neste projecto concebido com o objectivo de mostrar às crianças o ciclo de vida das plantas numa horta/jardim, e como devemos proceder para preservar o ambiente.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

EXPERIENCIAS - " VULCÃO EM ERUPÇÃO"

Hoje, realizámos a experiência do vulcão. Ha já uns dias atràs, em conversa na sala, foi referido o tema dos vulcões. As crianças ficaram curiosas para saberem o que eram os vulcões que existem nas ilhas dos Açores. Prometemos fazer uma experiência e aqui deixamos fotos de como fizemos. 1º -Pusemos um frasco em cima de um tabuleiro e moldamos as encostas do vulcão com barro. 2º - Enchemos até meio com fermento e tinta. Depois juntamos o vinagre. 3º - Começamos a contar por ordem decrescente de dez até zero... 4º - E a mistura começou a fervilhar, derramando-se pelas encostas do vulcão.
Conclusão: O vinagre mais o fermento (bicarbonato de sódio) produz muitas bolhinhas de gáz que parecem a lava que irrompe dos vulcões.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

OS NOSSOS MORANGOS - Desenvolvimento Sustentável

Para haver desenvolvimento sustentável e um ambiente saudável temos que usar com muito cuidado o que a natureza nos dá. É o que temos feito na nossa escolinha. Primeiro fizemos compostagem para fertilizar a terra. Segundo, semeamos os morangos em recipientes recicláveis. Terceiro, regamos as sementes, cuidamos e elas foram crescendo, crescendo... e já temos morangos. Estamos a saborear o que produzimos. Morangos biológicos. Ai que saborosos!!!!!

quarta-feira, 23 de maio de 2012

ENERGIAS RENOVÁVEIS - Projeto

Depois da conversa e demonstração do Engenheiro Jorge acerca das energias renováveis, começamos a focalizar a nossa atenção apenas numa: a energia eólica.
À semelhança do moinho que tínhamos feito na sala e da canção que nos fala das suas funções, propusemos às crianças a confeção de ventoinhas.
Foi um entusiasmo e podemos ver as crianças a testar a força do vento que faz rodar a ventoinha. Depois mostraremos mais!

sábado, 19 de maio de 2012

PALESTRA - ENERGIAS RENOVÁVEIS

-------------Um momento alto no Jardim de Infância foi a palestra do Dr. Jorge Vilela, engenheiro biológico pela Universidade do Minho, que explicou alguns tipos de energias renováveis. Realizou ainda uma demonstração experimental do funcionamento de um gerador eólico. As energias renováveis são todas aquelas formas de energia provenientes de recursos naturais que não se esgotam com a sua utilização, podendo ser novamente produzidas ou recuperadas.
Não causam riscos ambientais. Tal é o caso dos cursos de água (energia hídrica, energia das marés), do vento (energia eólica), da biomassa (combustível proveniente da madeira e outros vegetais), da energia geotérmica (recurso ao calor emanado do manto terrestre) e da energia solar (painéis térmicos e fotovoltaicos).

terça-feira, 15 de maio de 2012

VISITA DE ESTUDO: ZOO DA MAIA

No dia 10 do corrente mês de Maio fomos visitar o Jardim Zoológico da Maia. Foi super divertido. As crianças observaram o espetáculo com o leão marinho.Estava a fazer habilidades! Que máximo! Seguidamente, tivemos visita guiada para visitarmos os leões, as zebras, os cangurus, os veados, o urso, os pavões e outros como os macacos que as crianças muito gostaram. Vimos o reptilário, etc. Um ponto alto, foi andar de comboio.Foi o máximo, diz o Daniel. No final tirámos a foto de "fim de festa". Estava muito calor mas foi um dia em cheio!!!!...

domingo, 13 de maio de 2012

JÁ COLHEMOS O QUE SEMEAMOS NA HORTA!

POIS!...Já estivemos a colher as favas  que semeamos. Olhem que grandes e bonitas que ficaram.
Depois levamos ao refeitório para o nosso almoço. O problema é que nem todos gostamos das favas...
 Ainda reagimos" menos bem" a alguns legumes. Mas foi muito interessante semear, tratar e colher.
Aos poucos habituaremo-nos aos sabores diferentes.







domingo, 6 de maio de 2012

Prenda para a Mãe.

Para assinalar o dia das Mães, quisemos presenteá-las com um miminho!
As petúnias que semeamos e  depois plantamos num vaso, lembram-se,( faz parte do nosso projeto: "Semear para ver crescer")  já cresceram e algumas já tem flor. Então resolvemos decorar o vaso e as crianças fizeram-no  com tal carinho...como do tamanho do mundo!!!..... 



E ficaram mesmo tão lindos.


quarta-feira, 2 de maio de 2012

PARA TI MÃE! EI...TE AMO MUITO!








In  YouTube    Adriana Calcanhoto   

Presépio do Jardim de Infância

Presépio do Jardim de Infância
Que o espírito de Natal desperte em si a emoção de viver. Não permita que o Natal seja apenas a ilusão de uma noite. Espalhe durante toda a sua vida a luz da solidariedade.