quinta-feira, 27 de outubro de 2011

VIVA! QUE ALEGRIA.

E dá gosto vê-los, todos empenhados em esperar pela sua vez para brincarem/trabalharem na areia, enchendo, esvaziando, medindo, sentindo, imaginando, criando o seu pequeno mundo. Na água morna deslizam os barcos, mexem e remexem com as mãos na agua. Viva! é fixe professora. E não é mesmo um prazer trabalhar nesta nossa área? que carinhas "larocas" fazem quando lá se encontram!

sábado, 22 de outubro de 2011

SOMOS AMIGOS DO AMBIENTE

Ao longo do 1º período conversaremos muito com as crianças sobre assuntos relacionados com o Ambiente e Poluição. Como somos amigos/as do Ambiente, já iniciamos na sala do Jardim de Infancia a separação dos lixos, a recolha de tampinhas de plástico e de cortiça,de pilhas, a recolha de sementes da fruta do lanche (e não só!).

Algumas crianças também trazem de casa sementes das quais fazemos experiências: como a Germinação de tremoços e de Chu-Chu. Depois plantaremos na terra.

Separação dos lixos

Separar o papel

Separar o plástico

É uma maravilha ver as crianças com esforço e persistência a espalmar o pacote de leite já tomado.

Mas que carinhas de satisfação pela proeza efetuada e vitória alcançada!

E querem saber uma coisa? Algumas crianças já contaram em casa e pediram aos pais para fazerem também a separação do lixo. Boa!

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

FIZEMOS UMA SOPA PARA COMEMORAR O DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO

No Jardim fizemos a Roda dos alimentos realçando os alimentos mais saudáveis. Não deixamos no entanto de postar esta mensagem que tirei na net. Elucidativa e engraçada!

Para comemorar o Dia Mundial da Alimentação fizemos uma sopa.

Este dia, serve para as pessoas pensarem no que comem e no que faz bem à saúde, melhorando assim os seus hábitos alimentares e cuidados com o seu bem estar.

Pedimos então aos pais para que os seus filhos trouxessem legumes de casa. Ninguém se esqueceu! Depois nós cortámos, descascámos, lavámos tudo muito bem e pusémos a panela ao lume com um pouco de sal.

-------------------------------------- O Gonçalo e a Cátia foram logo os primeiros a acabarem a sopa! "Estava muito boa!", disseram eles.

domingo, 16 de outubro de 2011

DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO

Os meninos do JI de Vilarinho levaram para o lanche da manhã fruta: romã, uvas e mangas.
As crianças falaram sobre elas, sobre a sua forma, o nome, a cor, o cheiro...e depois saborearam.
Uns disseram que era amarga, outros disseram que era doce, outros ainda que não queriam mas...

afinal até não custava nada provar. E afinal até era bom!

Na semana passada conversámos muito acerca da importância da fruta para a saúde, dos legumes e todos os alimentos que fazem parte da Roda dos alimentos. Fizemos a roda dos alimentos e colocamos na parede da cozinha. Na segunda feira vamos confecionar uma Sopa de Legumes. Cada criança traz um legume escolhido por si. Será que se vão lembrar todos?

domingo, 9 de outubro de 2011

ESPAÇO INTERIOR

Na sala, ao longo destes dias temo-nos debruçado sobre a organização dos materiais, a elaboração dos quadros de presenças e faltas, dos aniversários, do tempo, do peso e altura e a nossa identidade.
A elaboração de regras da sala e das rotinas do grupo são muito importantes para o sucesso educativo das crianças e portanto fundamentais logo no inicio do ano letivo. Já começamos também a separação do lixo na sala e a recolher folhas secas do Jardim para fazermos compostagem. Será depois o fertilizante para o nosso jardim e a nossa horta.
Introdução as Ciências

sábado, 1 de outubro de 2011

NO REFEITÓRIO.

No refeitório, começamos a utilizar sozinhos os talheres e sabemos comer sozinhos.!...temos uma ajudinha quando estamos um bocadinho mal dispostos ou sem apetite....
Mas comemos a comida toda! ....e está tão asseado o nosso refeitório...

ESPAÇO EXTERIOR

Mas que riqueza podermos brincar, saltar, criar, imaginar, fazer brincadeiras ao ar livre!...
...é também através do jogo que nos vamos conhecendo uns aos outros e nos vamos socializando de forma espontanea.

Presépio do Jardim de Infância

Presépio do Jardim de Infância
Que o espírito de Natal desperte em si a emoção de viver. Não permita que o Natal seja apenas a ilusão de uma noite. Espalhe durante toda a sua vida a luz da solidariedade.