sexta-feira, 23 de setembro de 2011

CÁ ESTAMOS!

Cá estamos! Já recomeçamos nestas duas semanas na escolinha!
Uns felizes e com saudades, outros a começar novos voos, novas experiências. Nestes primeiros dias brincamos muito no recreio, jogámos,fomos ao computador, cantámos com o nosso fantoche Pimpão, contámos histórias, fizemos desenhos e trabalhamos com a plasticina. Tivemos uma surpresa: um peixe que chamamos de Léo.
Já nos pesámos e medimos. Agora vamos comer a comida toda para crescermos e ficarmos fortes!
Ah! até já fizemos bolinhos de côco. Estavam mesmo bons!...
Novas experiências
...e todos os dias damos a comida ao Léo

terça-feira, 13 de setembro de 2011

DIZEM QUE....!!!

O que uma Educadora deve ter: Uma memória de elefante, para de tudo se lembrar. Uma paciência de anjo, para a todos educar. Olhos à volta da cabeça, para tudo poder ver. Resposta automática, para a todos responder. Microfone incorporado, para tudo registar. Umas costas bem largas, para tudo isto aguentar. Ouvidos com controlo de intensidade, para não ficar com a cabeça atordoada. E uma voz bem resistente, para não ter de ficar calada. Oito braços como um polvo, para a todos ajudar. E um coração de criança, para tudo apreciar. Um bom filtro nasal, para aos maus cheiros resistir. E um enorme bom humor, para tudo encarar a rir! Mais 10 dedinhos de fada, que ajudem a trabalhar… E umas pernas de atleta, para os mais pequenos apanhar. Conhecimentos de informática, para usar o computador. E também de medicina, para aliviar a dor. Precisa também de ter muita cultura geral. E nas áreas científicas, não poderá dar-se mal… Biologia, Matemática e também Meteorologia. Para além de Físico-química e também Geografia. Tem de saber Psicologia, para lidar com as pessoas. E dizer, sem magoar, às vezes coisas menos boas… Enfim, uma Educadora à medida da necessidade, Só feita por encomenda, não vos parece verdade? ----------------------- (Autor Desconhecido)

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

INICIO DO ANO LECTIVO

Caros Pais e Encarregados de Educação: A reunião de Pais será na proxima segunda feira dia 12 pelas 10.15 horas, nas instalações do Jardim de Infância. Contamos consigo.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Regresso às aulas mais tranquilo

Quer se trate do pré-escolar ou de ciclos mais avançados, é natural que o primeiro dia cause alguma ansiedade aos filhos, mas também aos pais. O truque, dizem os especialistas, é gerir os nervos e as expectativas de todos. Mesmo que o arranque seja complicado – por exemplo com cenas de choro quando a criança é deixada ao cuidado dos educadores – os adultos não devem manifestar junto dela que também estão a ser afetados. Uma atitude compreensiva não significa partilhar as lágrimas ou manifestar hesitações quanto à capacidade dos profissionais de educação. As mudanças nas rotinas, para além do medo do desconhecido, podem ser suficientes para a criança ficar nervosa. As preocupações vão desde conhecer o educador e/ou professor até imaginar que possam não ter capacidades para aprender. A somar a isto existe a ansiedade de separação que afeta as crianças mais pequenas. A psicóloga norte-americana Christine Kodman-Jones, em entrevista à revista online HealthDay News, deixa algumas indicações para os pais lidarem com a ansiedade nesta fase: - -------------------------------------------------- • Visitem a escola antes das aulas arrancarem. O ideal é que a criança conheça o educador ou o professor, os auxiliares, a sala de aula, os espaços comuns… Quando o grande dia chegar, ela já não se sentirá tão perdida. • Debatam as novas rotinas. Manifestar entusiamo e explicar o mais pormenorizadamente possível como vão decorrer os dias é securizante. • Façam a transição atempadamente. Isto significa não esperar pela véspera do primeiro dia para deitar mais cedo e acordar mais cedo e começar a fazer refeições nos horários escolares. • Brinquem às escolas. É particularmente eficaz para as crianças mais pequenas entrarem no espírito. Um dado importante a ter em conta nesta fase é saber que não se está sozinho, ou seja, pode contar-se com os educadores e professores. Eles estão preparados para apoiar as crianças nesta fase de transição e podem dar indicações imprescindíveis sobre a forma como elas agem quando os pais não estão presentes. Alguns sinais de que nem tudo está a correr bem podem incluir dificuldades em adormecer, pesadelos, perda de apetite, queixas de dores de cabeça ou de barriga e problemas de comportamento nunca antes observados. Mais uma vez, é importante que pais e educadores mantenham estreitos canais de comunicação, não só para detetar problemas como também para os enfrentar em conjunto. A boa notícia é que estas situações fazem parte de uma pequena minoria e a ansiedade do novo ano letivo é, na maior parte dos casos, sol de pouca dura. Os nervos vão desaparecendo à medida que a criança sente mais confiança e integração no universo da escola. ------------------ in Pais e Filhos

Presépio do Jardim de Infância

Presépio do Jardim de Infância
Que o espírito de Natal desperte em si a emoção de viver. Não permita que o Natal seja apenas a ilusão de uma noite. Espalhe durante toda a sua vida a luz da solidariedade.