domingo, 29 de maio de 2011

" Vamos à escola dos grandes"

Na quinta feira os meninos finalistas dos Jardins de Infância fizeram uma visita à escola do 1º ciclo no Centro Escolar do Pico para vivenciarem um dia na escola que irão frequentar no próximo ano lectivo.

Participamos em várias actividades como: matemática, lingua portuguesa, estudo do meio...o que mais gostamos foi do sorteio das madrinhas/padrinhos porque ela nos ajudou a escrever o que pensávamos sobre a nova escola, brincou connosco no recreio, ajudou-nos no refeitório, partilharam desenhos e registos sobre o dia, passado na escola dos grandes.

No final, os Jardins fizeram a experiência do "Vulcão"

O que está a acontecer? Vai mesmo sair a lava do vulcão?

Foi muito interessante!

domingo, 15 de maio de 2011

A emergência da leitura e escrita no Jardim de Infância.

Estimular o raciocínio da criança, de forma lúdica partindo das vivências e linguagens da criança para a produção escrita, parece ser o caminho certo para que a emergência da literacia no Jardim de Infância aconteça de forma natural e gradual.
- Na quarta feira a Rita, irmã do Simão veio ao nosso Jardim porque não teve escola.Como era a hora da história a educadora propôs-lhe contar ela a história aos meninos. Foi uma alegria para o Simão.

Depois da leitura e observação de imagens partimos para a exploração e registo da história.

...E quando a criança sente que as suas palavras são valorizadas, escritas e até lidas, ela vai relacionar o que se diz com o que se escreve.

Também com prospetos publicitários que levamos para o Jardim, perguntámos se sabiam ler o que lá estava escrito. Logo identificaram as palavras mais conhecidas. Na plástica recortou-se, dividiram-se em pares e colaram-se. Por fim foi proposto as crianças descobrir e unir o par correspondente.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Projecto Escola + Verde

Com o objectivo de sensibilizar as crianças para a educação ambiental temos executado várias actividades no nosso Jardim de Infância como:
  • Utilização de materiais reciclados - investigamos e fizemos uma quinta.
  • Reciclagem de papel e fizemos a prenda do Pai
  • Recolha de pilhas e rolhas de cortiça para reciclar
  • Jardim florido e mais Verde no Jardim de Infância
  • Sementeira de nabos e posterior plantação
  • Sementeira de sementes de maçã que comemos no lanche e posterior plantação.
    • Ora reparem nas nossas plantações e nas macieiras!

      sábado, 7 de maio de 2011

      Visita de Estudo. Tantas novidades!

      No dia 3 de Maio,fizemos a nossa visita de estudo juntamente com os Jardins de Sande e Coucieiro. Andámos de autocarro, vimos o rio Douro e visitámos o Museu do Carro Elétrico. Primeiro andámos no carro elétrico para a frente e para trás e até cruzamos com outro!Foi muito divertido. De seguida uma senhora, a Guia, explicou-nos como eram os carros antigamente.Estavam também um senhor e uma senhora que eram comediantes que nos fizeram rir muito e divertirmo-nos muito.Era muito interessante. Então os carros andavam sobre os carris? mas havia um que já tinha rodas mas andava na mesma a eletricidade. Depois fizemos um piquenique no Jardim do Palácio de Cristal e depois fomos à "Conversa com os animais" onde fomos descobrindo o habitat dos animais selvagens, domésticos e aquaticos. No final, vimos no alto dos jardins o Desfile dos estudantes universitários. - Um estudante disse-nos para nós estudarmos muito para fazermos assim como eles.!

      MÃE

      Este ano, no dia 1 de Maio, além da prenda para a Mãe, que foi um frasquinho aromático onde cada criança escreveu o seu nome e a palavra mãe. Obviamente que as crianças mais pequeninas tiveram a ajuda do adulto. Mas não teve importância nenhuma porque todos queriam escrever a palavra tão bonita MÃE.
      Como não temos maquina fotográfica no Jardim...não tivemos fotos, mas fica aqui a Canção que eles cantaram as suas mães. A musica é a da "Lá vai uma, lá vão duas..." que a minha colega Laurinda partilhou.
      Canção para a MÃE
      Um beijinho, dois beijinhos
      três beijinhos, quero dar
      a ti o querida mãe
      eu te quero abraçar!
      Um frasquinho, uma prenda
      um postal quero fazer
      para ti o minha mãe
      eu te quero oferecer!

      Presépio do Jardim de Infância

      Presépio do Jardim de Infância
      Que o espírito de Natal desperte em si a emoção de viver. Não permita que o Natal seja apenas a ilusão de uma noite. Espalhe durante toda a sua vida a luz da solidariedade.