quinta-feira, 31 de março de 2011

Para refletir ou admirar?

Como podemos ver, este espetáculo de guitarra é executado por meninos do Jardim de Infância da Coreia do Norte. Que poderemos retirar daqui? Estarão mesmo felizes estas crianças?.... Dá que pensar.

sexta-feira, 25 de março de 2011

OLÁ PRIMAVERA

Para festejarmos a Primavera demos um passeio pela freguesia para observarmos a Natureza. Chegámos cheios de ideias..... Registo O que vestimos na Primavera? Pois aqui apresentámos o processo do mobile das árvores em flor.
...e das borboletas a "voarem" na nossa sala!

segunda-feira, 21 de março de 2011

JÁ CHEGOU A PRIMAVERA!

A primavera é uma beleza, as flores pintam a natureza com as suas cores maravilhosas. Os dias começam a ficar mais longos e quentes. As folhas e flores voltam a crescer nas árvores, os animais saem das suas tocas, a natureza parece despertar. É neste período que os animais constroem os seus ninhos e têm filhotes. É uma época muito agradável para passear no campo. Na nossa escolinha, começamos antes da Primavera chegar, a semear os nabos, as sementes das maçãs e das laranjas que os meninos guardam depois do lanche. E não é que já cresceram?...Como podemos verificar, elas já cresceram e hoje já semeamos mais. É bom cuidarmos das plantas! Ah, também começamos a pintar árvores para fazermos um mobile para a nossa salinha nova. Depois mostramos como ficou.

domingo, 20 de março de 2011

PRENDA DO PAI

E aqui está a prenda que as crianças fizeram, pintaram, trataram com tanto carinho para o seu Papá! E a canção era linda a que iriam cantar ao seu pai quando entregassem o presente e mais um beijinho e um abraço apertado.

quinta-feira, 17 de março de 2011

O PRAZER DE BRINCAR COM AS PALAVRAS

As percepções das crianças acerca do Pai
Estes dias temos conversado bastante sobre os nossos pais. Cantamos canções novas, fizemos um trabalho que é segredo, não podemos contar e hoje também foi pedido às crianças que pensassem no seu pai e dissessem as palavras que viessem à cabeça acerca do seu Pai.
Não se fizeram esperar.
A primeira foi amigo logo depois companheiro, feliz, abraços, bonito, lindo, alegria, beijos, carinhos, miminhos, corações, abraços grandes, rosas, bolo de chocolate, de laranja...
Mmm...disseram muitos sinónimos. Sabem o que são sinónimos? São palavras que dizem quase a mesma coisa como: amigo - companheiro.
Disse logo a Daniela: e bonito - lindo.
E antónimos? perguntei também... Ficaram calados.
Antónios!!!? pergunta o Alexandre
Antónimos são palavras com um significado oposto, ao contrário...
Ora qual será o antónimo de feliz?
Triste, disse ele depois de pensar um pouco.
E de amigo....inimigo (esta foi com ajuda), e ficamos por ali.
Bem mais tarde disse.
Já sei mais professora: bonito - feio.

terça-feira, 15 de março de 2011

sexta-feira, 11 de março de 2011

A AZÁFAMA É GRANDE EM VILARINHO!......
São jornais pela mesa, as folhas rasgadas em tiras e em mil pedaços, uma bacia com água...grande trabalho de equipa!a acompanhar todo este trabalho, vamos cantando as nossas canções preferidas.
Mas o que se passará? É concerteza uma grande surpresa, e vai ficar lindo!
Iremos mostrar o resultado final....utilizando material reciclável.

Wordle: Dia do Pai

quarta-feira, 9 de março de 2011

O CARNAVAL

Origem do Carnaval ---------------------------------------- O Carnaval tem a sua origem na Semana Santa, introduzida pelo catolicismo no século XI. A Semana Santa era antecedida por 40 longos dias de sacrifício, que incluíam o jejum. Por essa razão, no dia anterior do início da Quaresma, uma grande festa começou a ser celebrada. - O CARNAVAL - Era caracterizado pela expressão "Carne Vale", que representava o afastamento dos prazeres da carne, e acabou dando origem à palavra Carnaval. O Carnaval em Portugal possui uma forte tradição. Os seus costumes foram levados até às colónias portuguesas, especialmente ao Brasil, por volta de 1723. -----------------------------

--------------------------- Hoje, a festa nos dois países é bastante diferente mas o mais importante é o divertimento! -------------------------------------------------- Foi como nós fizemos ao desfilarmos pelas ruas de Vilarinho e ao dançarmos na nossa escolinha! O Carnaval hoje-------------- Atualmente, Portugal vai apostando pelas marchas de carnaval e tenta preservar a sua identidade cultural com caricaturas de personagens políticos e bonecos gigantes. Um dos carnavais mais famoso de Portugal é o de Torres Vedras, conhecido como o mais português de todos, por conservar as suas tradições sem copiar outros países. O de Alcobaça é o mais longo: dura 5 dias, não três, como os demais. Lá, o costume é que todos saiam de branco. Um dos mais famosos do mundo é o Carnaval do Brasil, onde os desfiles do Rio de Janeiro ganham cada vez mais protagonismo. Na Europa, sem dúvida, o Carnaval de Veneza é um dos mais populares, com as suas famosas fantasias e máscaras de Carnaval. ---------------------------------------------------------

    Presépio do Jardim de Infância

    Presépio do Jardim de Infância
    Que o espírito de Natal desperte em si a emoção de viver. Não permita que o Natal seja apenas a ilusão de uma noite. Espalhe durante toda a sua vida a luz da solidariedade.