segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Festa

Há dias em que o coração "bate mais forte"...

Foi este grande miminho que as Mães dos meninos, a Assistente operacional, as assistentes do Caaf e também pelas colegas e companheiras de trabalho que estiveram presentes, me fizeram neste dia, pós aniversário.

Muito obrigado a todas!

Adorei a surpresa.

A QUINTA

Quando a família se envolve e participa na vida escolar, as experiências multiplicam-se e proporcionam às crianças momentos harmoniosos de aprendizagem.
Agora fomos visitar a quinta do Simão e da Clara. As crianças estavam felizes e o resultado foi o que vimos no slideshow.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

LATERALIDADE...vamos brincar, vamos dançar!

Aprender fazendo... rindo muito com o prazer da tinta. Falando, gesticulando e repetindo o verso, fomos descobrir as nossas mãos. E não é que já não faço confusão? A Lateralidade é o uso que as pessoas fazem de uma das duas partes do seu corpo. Todas as funções corporais são determinadas pelo lado esquerdo ou pelo direito.
A criança, como também o adulto, tem sempre um lado do corpo que utiliza mais quando executa uma atividade, um movimento, como pegar e usar objetos, desenhar,escrever... Não se deve forçar a mudança do lado dominante da criança. O conhecimento e o domínio específico de um dos lados do corpo só é adquirido por ela quando há uma perfeita sintonia do esquema corporal.

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Higrómetro Natural..

A Pinha é um higrómetro natural. Os higrómetros medem a quantidade de humidade atmosférica. Há uns dias atrás, num belo dia de sol de Inverno fomos dar um passeio para observarmos a Natureza.Pretendíamos também apanhar uns paus para fazermos uma sebe para a quinta que andamos a fazer no jardim. Mas...lá se foi o planeado,as coisas eram tantas para se ver! As crianças ìam falando de várias coisas que observavam: o lixo no chão que não deveria estar,as plantas, répteis ao sol, o rio que passava por baixo da ponte e que fazia barulho...e de onde vinha aquela água? Eram muitas as questões e as respostas. Depois começamos a apanhar paus na mata, bogalhos, pinhas e uma variedade de materiais. Quando chegamos ao Jardim resolvemos fazer uma experiência: colocar as pinhas abertas junto da janela e outra lá fora. A pinha é um higrómetro natural e iria permitir-nos saber se estaria para chover ou continuar sol. Foi o que fizemos como podemos ver. Na semana seguinte as pinhas tinham fechado um pouco. Em conversa com as crianças, algumas afirmavam que as pinhas já estavam um pouco fechadas,se calhar ía chover, outras, incrédulas diziam que não. Resolvemos reforçar a experiência, colocando as pinhas numa bacia com água durante uma hora. Quando fomos verificar as pinhas estavam fechadas! A humidade fez com que a pinha fechasse naturalmente. Depois dos nossos registos e previsões fomos colocá-las novamente a janela para ver o que acontece novamente.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Produções - Criatividade.

Como temos andado à volta dos materiais de expressão plástica, por serem tanto do agrado das crianças aqui ficam as imagens de alguns trabalhosque temos feito. E são mesmo tão bonitos!

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Massa de Cores

Num dia normal de Jardim-de-Infância uma criança quis brincar e trabalhar com a plasticina que havia na sala. O problema que se colocou para a criança foi que a plasticina já se encontrava dura, o que dificultava o amassar, fazendo com que a criança se desinteressasse de explorá-la. Através desta pequena observação, percebi que as crianças não podiam explorar esta parte da Expressão Plástica, devido às poucas condições da plasticina. Uma actividade simples e económica é a Massa de farinha. Neste dia tive intenções de trabalhar e explorar questões do domínio da Expressão plástica, motora, linguagem oral e escrita. Mas cada actividade com massa de cores pode ter objectivos curriculares e pedagógicos diferentes. Pelo prazer demonstrado fizemos novamente massa de farinha mas com cor. -------------------------------------- Receita: - Água; - Farinha; - Óleo alimentar; - Sal; - Cor (pode ou não ser alimentar - consoante as idades das crianças).

Presépio do Jardim de Infância

Presépio do Jardim de Infância
Que o espírito de Natal desperte em si a emoção de viver. Não permita que o Natal seja apenas a ilusão de uma noite. Espalhe durante toda a sua vida a luz da solidariedade.