quarta-feira, 31 de março de 2010

Comunhão Pascal

Com o objectivo de manter a tradição, celebramos a Comunhão Pascal na igreja de Vilarinho, celebrada pelo Padre Filipe. Participaram neste evento os alunos da EB1/JI de Vilarinho e os alunos da JI de Codeceda. Toda a comunidade escolar participou, com entusiasmo, na eucaristia. No final, no adro da igreja, foi distribuido pão-de-ló, amêndoas e ovos de chocolate aos alunos e familiares.
Foi uma actividade muito agradável para terminar o 2º período!

segunda-feira, 29 de março de 2010

Visita de Estudo ao Porto

No dia 24 de Março, os alunos do 1º Ciclo realizaram a sua visita de estudo. Iniciamos a visita pela ida ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro, percorrendo o seu espaço e observando os aviões a aterrar e a descolar. De seguida passamos pelo Porto de Leixões e fomos almoçar ao Parque da cidade. Neste lindo espaço fizemos uma pequena caminhada, pois estava um tempo agradável! Da parte da tarde fomos visitar o Oceanário, onde observamos várias espécies do mundo aquático. Foi um dia muito agradável, ficando aqui o seu registo.

Viver em Segurança

Para sensibilizar os alunos para os perigos do nosso quotidiano vieram à nossa escola dois agentes da Escola Segura, o Agente Gonçalves e o Cabo Carlos Marques
Para termos uma noção mais real das várias situações de perigo, visualizamos um vídeo com os cuidados a ter na rua enquanto brincamos, os cuidados a ter em casa e os cuidados a ter com desconhecidos.
No fim da apresentação do vídeo colocamos as nossas duvidas aos Srs Agentes da Escola Segura.
- Para pôr em prática algumas das regras de trânsito aprendidas, fizemos no recinto escolar um percurso que simulava uma via rodoviária com passadeira, semáforo e sinais de trânsito, onde os peões e os condutores tinham que respeitar as regras fundamentais.
FOI UMA ACTIVIDADE ESPECTACULAR!
Agradecemos a presença dos Srs Agentes e à Escola Segura por terem vindo à nossa escola.

segunda-feira, 22 de março de 2010

CASA DA MÚSICA

No dia 16 deste mês, fomos visitar a Casa da Música na Cidade do Porto na companhia dos colegas do Jardim de Atães e de Gondîães.
Foi muito interessante, o guia e professor Paulo, levou-nos a explorar a Casa da Música através do tacto: as texturas das paredes (ah! uma era ondulada como as batatas fritas, a outra era uma pirâmide fofinha!...); da visão: as cores variadas; da audição:simulação das vozes dos animais da floresta , a orquestra, bem como vários jogos lúdicos.
As crianças adoraram!
Gabriel (3 anos) - Oh professora, vamos outra vez à casa da música!anda, vamos, está bem? ao que respondi: está bem, vamos combinar..
Hugo (5 anos) - Quando vamos? em que dia?
Cátia (3 anos) - Eu também quero. Olha, Eu gostei da casa da música, dos cisnes e dos peixinhos.........
Tiago (6 anos) - Eu também gostei de tudo. Era muito lindo e aquela rampa cor de laranja... e a orquestra.
Clara (3 anos) - "Era muito lindo"..............
Fomos almoçar ao Parque da Cidade, em contacto directo com a natureza e depois......
os cisnes...Quase nos tocaram....e não tiveram medo de nós!....
E por fim, fomos ao Sea Life. Vimos tantos peixinhos e muito bonitos.
Foi um belo dia recheado de novas experiências!

quarta-feira, 17 de março de 2010

Música Tradicional

In Educa na Web

Espreitem aqui e poderão ouvir músicas variadas tão do agrado das crianças . Também nos faz relembrar músicas do nosso tempo....são intemporais.

quarta-feira, 10 de março de 2010

Vilarinho a apurar o paladar...

No sentido de partilhar com os colegas, alguns meninos fizeram um bolo em casa com a ajuda dos pais e trouxeram para a escola. - Foram momentos "doces" de convívio e partilha!! -

segunda-feira, 1 de março de 2010

Parabéns à Educadora Conceição

Como a Educadora Conceição fez anos durante o fim-e-semana (dia 27 de Fevereiro), hoje resolvemos fazer-lhe uma surpresa. Toda a escola lhe cantou os parabéns, acompanhados de um delicioso bolo caseiro e sumo. Foi muito divertido!
-
Ela adorou a surpresa!
Parabéns e muitas Felicidades!

Presépio do Jardim de Infância

Presépio do Jardim de Infância
Que o espírito de Natal desperte em si a emoção de viver. Não permita que o Natal seja apenas a ilusão de uma noite. Espalhe durante toda a sua vida a luz da solidariedade.