domingo, 31 de janeiro de 2010

EXPERIÊNCIAS COM ÁGUA

Para verificarmos os estados físicos da água

fizémos várias experiências no Jardim de Infância.

Como fio condutor ouvimos, vizualizamos e recontámos a

História da Gotinha de Água.

Ficamos com estes pequenos registos fotográficos:

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

A Água é Vida

A escola EB1/JI de Vilarinho recebeu a visita do Sr. Engenheiro da Câmara Municipal de Vila Verde, para nos falar da importância da água.

A água é para o Homem, para os animais e para as plantas um elemento de primeira necessidade, É essencial à vida! É indispensável ao Homem, como bebida, como alimento, para sua higiene e como fonte de energia, matéria-prima de produção, via de transporte e suporte das actividades recreativas que a vida moderna exige cada vez mais.

No nosso planeta podemos encontrar dois tipos de água: a doce e a salgada. A percentagem de água na Terra é de 97%. No entanto, os restantes 3% de água doce (+ de 99%) apresenta-se congelada nas regiões polares dificultando por isso, a sua utilização. Apenas 0,3% da totalidade da água doce está à disposição do Homem, com vista à sua utilização. É da água doce que a vida do Homem e de outros seres vivos depende. Cerca de 60% do corpo humano é constituído por água. O Homem pode sobreviver sem comer, cerca de 28 dias, mas sem beber água apenas 4 dias. No organismo, a água transporta os alimentos, os resíduos e os sais minerais, lubrifica os tecidos e as articulações, conduz a glicose e o oxigénio para o interior das células e regula a temperatura. A água é um recurso esgotável e imprescindível para a continuação da vida na terra. É urgente combater o desperdício e garantir a preservação da água. -

Todos temos o dever de contribuir para a conservação da água, porque: • não há vida sem água; a água é um bem precioso indispensável a todas as actividades humanas; • a água é um património de todos e todos devemos reconhecer o seu valor; cada um de nós tem o dever de a economizar e de a utilizar com cuidado; • alterar a qualidade da água é prejudicar a vida do homem e dos outros seres vivos.

-

De onde vem a água? A água que existe na superfície da terra é sempre a mesma. Ela circula há milhões de anos no nosso planeta. Na Natureza, a Água encontra-se em 3 estados físicos: líquido _ (mares, rios e lagos) sólido _ (glaciares) gasoso _ (vapor de água existente na atmosfera) Repartida por três grandes reservatórios naturais - os oceanos, os continentes e a atmosfera - que mantêm entre si a circulação permanente da água, permitindo que esta mude de lugar e de estado físico vezes sem conta. A este fenómeno chama-se Ciclo da Água.

-

A água está presente em muitos momentos da nossa vida : Na nossa higiene diária, quando tomamos banho, lavamos as mãos antes das refeições, escovamos os dentes, etc; Na nossa alimentação, quando comemos, cozinhamos os alimentos, lavamos frutas e verduras ou preparamos sumos Nas tarefas domésticas, como lavar louças e roupas, limpar o chão etc; Nas nossa brincadeiras, quando nos refrescamos na praia ou brincamos com bolinhas de sabão; Na hidratação do nosso corpo, quando bebemos água e outros líquidos.

-

Dicas que ajudam a poupar água: • Fechar a torneira enquanto lava as mãos, os dentes ou se barbeia; • Fechar a torneira, no duche, enquanto se ensaboa; • Fechar a torneira enquanto ensaboa a loiça; • Manter em bom estado a canalização de torneiras , autoclismo e máquinas; • Reduza a quantidade de água por cada descarga do autoclismo. Para tal coloque no depósito uma garrafa de plástico cheia de água. • Não deixe as torneiras a pingar, feche-as bem; • Reduza o consumo de água na lavagem do carro; • Se detectar uma fuga de água na via pública avise a Câmara Municipal; • Em caso de cortes de fornecimento de água, armazene só a quantidade que vai necessitar

- Poupa a água! - Uma gota poupada hoje é mais uma gota que podes utilizar amanhã ...

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

O INVERNO

....................................................................................................
Depois de conversarmos na sala do Jardim de Infância sobre o Inverno
registámos o que as crianças disseram sobre esta estação do ano:
__
Cai muita chuva ( Daniela)
__
Precisamos de roupa quente, cascol, gorro, luvas,
casaco grosso e botas quentes (Hugo)
__
As árvores ficam sem folhas ( Cátia)
__
Os rios ficam mais cheios. Lá fora, as hortas ficam cobertas de neve ( Tiago)
Os dias ficam mais pequenos.
__
Nós fizémos bonecos de neve (Clara)

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Cantar os Reis pela Comunidade

Nos dias 6 e 7 de Janeiro os meninos, professores e Auxiliares da EB1/JI de Vilarinho, foram cantar os Reis pela Comunidade, mantendo assim a tradição. As pessoas da freguesia manifestaram satisfação e alegria, por todas as casas por onde passamos. Foram dias diferentes e que todos adoramos! Agradecemos à Comunidade por nos ter recebido tão bem!!

Presépio do Jardim de Infância

Presépio do Jardim de Infância
Que o espírito de Natal desperte em si a emoção de viver. Não permita que o Natal seja apenas a ilusão de uma noite. Espalhe durante toda a sua vida a luz da solidariedade.